Juntos, em Festa 4OUT

2019-10-25

JUNTOS, EM FESTA, NO DIA 4 DE OUTUBRO DE 2019

Dia 4 de outubro é o “Dia do Médico Veterinário” e o “Dia Mundial do Animal”. Este ano foi também a data em que a Faculdade de Medicina Veterinária (FMV) da Universidade de Lisboa, organizou, pela primeira vez, a Cerimónia de Abertura do Ano Académico. A Cerimónia foi dividida em duas celebrações: no período da manhã decorreu a Cerimónia de Boas-vindas aos Novos Estudantes e à tarde a Cerimónia de Graduação. Assim celebrámos a chegada à faculdade dos novos estudantes que ingressaram nos nossos ciclos de estudos, a saída de mais um grupo de graduados que irão servir o país e o mundo, e abriram-se as portas da faculdade aos familiares e amigos dos nossos estudantes com quem partilhámos conhecimentos, competências e valores.

“A Cerimónia de Abertura do Ano Académico veio sem dúvida colmatar uma falha na receção dos estudantes de 1º ano e também na despedida dos recém graduados. É uma grande felicidade ver que este ano foi desenvolvida esta cerimónia com o empenho que o acontecimento merece. Apesar de ainda restarem algumas arestas por limar, foi sem dúvida um evento marcante para todos os estudantes presentes.

Esperamos que o evento tenha continuidade e que conte cada vez mais com a adesão da comunidade estudantil.”

Joana Pedro
Presidente da AEFMV

Na Cerimónia de Graduação tivemos o privilégio de contar com presença de oradores convidados de excelência: o Professor Doutor João Queiroz e Melo, cirurgião cardiotorácico, Prémio Nacional de Saúde 2017; os médicos veterinários Filipa Baptista, Dário Guerreiro e Rodolfo Leal que partilharam experiências profissionais e de vida inspiradoras; e ainda as visões integradas da relevância do papel da ULisboa, da FMV, do CIISA e da profissão veterinária na sociedade portuguesa pelo Magnífico Reitor Professor Doutor António Cruz Serra, o Professor Doutor Rui Caldeira (Presidente da FMV), o Professor Doutor Carlos Fontes (Coordenador do CIISA), o Dr. João Sameiro de Sousa (Presidente da AAAFMV) e o Professor Doutor George Stilwell (representante da Ordem dos Médicos Veterinários).

Procedeu-se à entrega das certidões de registo de graus académicos aos estudantes que se graduaram em 2018-2019 nos cursos MIMV (108), MSA (11), MEZ-PA (3) e DCV (5), e à atribuição de prémios aos estudantes e investigadores que mais se distinguiram nesse período. Foram entregues 7 Prémios:

PRÉMIO CGD-FMV
Luís Bernardo Pereira Ribeiro Pio

Atribuído ao estudante que obteve a melhor média final no Mestrado Integrado em Medicina Veterinária

PRÉMIO MENÇÃO DE HONRA CGD-FMV
Pedro Reis Ruivo

Atribuído ao estudante que obteve a 2ª melhor média final no Mestrado Integrado em Medicina Veterinária

PRÉMIO MELHOR ARTIGO MESTRADO FMV/CIISA 2018
David do Espírito Santo Otero Pureza

Distingue o melhor artigo publicado por um estudante de um curso de mestrado

PRÉMIO MELHOR ARTIGO DE DOUTORAMENTO FMV/CIISA 2018 (ex-aqueo)
Vânia Alexandra da Silva Cardoso e Ferdinando Bernardino de Freitas

Distingue o que melhor artigo publicado por um estudante de doutoramento

PRÉMIO JOVEM INVESTIGADOR FMV/CIISA 2018
Susana Paula Almeida Alves

Distingue o jovem investigador que mais se destacou em 2018

PREMIADO
Pedro Reis Ruivo

O prémio é atribuído ao estudante do Mestrado Integrado em Medicina Veterinária com a melhor média aritmética no conjunto das unidades curriculares de Medicina e de Clínica.

O prémio foi entregue pelo Professor Doutor José António Abreu Lopes Professor Catedrático Jubilado da FMV, ilustre docente de Microbiologia, personalidade ímpar da classe veterinária e filho do Professor Augusto Abreu Lopes.

PREMIADOS
Luís Bernardo Pereira Ribeiro Pio e Sofia Filipa Marques Nunes Aparício

São atribuídos anualmente dois prémios Mendanha Júnior: um prémio destinado a apoiar estudantes do Mestrado Integrado em Medicina Veterinária, órfãos de pai ou mãe veterinários, com aproveitamento escolar; um prémio que recompensa o estudante com melhores qualidades humanas e um comportamento exemplar, eleito pelos seus colegas de ano de graduação. Como em 2018-2019 não se graduaram estudantes órfãos de pai ou mãe veterinários, foram atribuídos os prémios aos dois estudantes mais votados pelos seus colegas, pelas suas qualidades humanas, de entre os dez melhores classificados no MIMV.

A VETuna, Tuna Mista da FMV, abrilhantou ambas as celebrações da Cerimónia de Abertura do Ano Académico 2019/2020, apresentando à audiência toda a qualidade e riqueza do seu reportório musical e coreográfico.

Foi um dia inesquecível para quem o viveu na Faculdade, mas também para aqueles que mesmo estando a trabalhar em outras zonas do país e no estrangeiro, nos seguiram através da transmissão em direto pelo Facebook - FMV.

A cerimónia teve ainda a cobertura jornalística do Jornal Sol, tendo sido publicada uma reportagem no Suplemento Perspectivas – edição de 19 de outubro.

Voltaremos para o ano! Contamos com a vossa inestimável presença e alegria.